Consejos|

Se tem uma piscina em casa sabe os desafios permanentes para não desperdiçar a água da piscina. Mais do que o investimento inicial na construção da piscina, por vezes a não correta manutenção pode gerar gastos desnecessários no consumo de água. Saiba como evitar esses desperdícios.

  1. A correta manutenção da piscina.

Este é o ponto fulcral para evitar gastos desnecessários com água. Para além de cuidar da sua bolsa estará, também, a cuidar do meio ambiente.

Afinal, o funcionamento da água compromete a sua qualidade, gerando aumento no consumo.

Sendo assim, sempre que seja possível, revise a bomba e os filtros e analise se eles estão funcionando corretamente.

Recomendamos faça os procedimentos relatamos acima antes de um evento, reunião familiar ou das férias. Se houver um problema, terá mais tempo para resolve-lo. Caso contrário, a sua diversão certamente ficará prejudicada por pequenos imprevistos.

  • Não faça ou não deixe fazer bombas de água.

Mergulhos e saltos para a piscina, por mais que sejam prazerosos, implicam sempre que alguma água é laçada para fora.

Uma das atividades preferidas pelas crianças pode aumentar, em larga escala, o desperdício de água. Incentive as brincadeiras no interior da piscina em vez de lançamentos diretos para a água.

Evitará, também, questões de insegurança.

  • Verifique possíveis fugas de água.

Muito importante para a poupança de água é garantir que não existem fugas de água.

A bomba e o filtro costumam ser os elementos mais problemáticos neste sentido.

Assim, verificar realmente estes pontos e estar atento a quaisquer sinais de que existe fuga de água, (como quebras nos azulejos ou rápida diminuição do nível de água), vai permitir resolver algum eventual problema com maior rapidez e menos custos.

  • Desligue fontes e quedas de água quando não estão em uso.

A água em movimento aumenta a sua evaporação, sendo necessário encher mais frequentemente a piscina.

  • Verifique o nível de água.

Mantenha o nível máximo da água com uma margem de segurança em relação ao limite da piscina, para evitar vazamentos com mais facilidade, sempre que a água tem algum movimento.

  • Pense numa opção de cobertura para a piscina.

Pode parecer uma medida insignificante, no entanto, apenas por cobrir a piscina quando não está a ser utilizada, a perda de água por evaporação é reduzida até 70%.

Esta percentagem é variável e depende, obviamente do tipo de cobertura de piscina utilizada para cobrir a piscina

Se tem a piscina no exterior, sabe que as condições naturais ou insetos podem obriga-lo a mudar a água mais frequentemente. Deste modo, se optar por colocar uma cobertura de piscina, poderá estar a evitar gastos de água desnecessários. Se quiser saber mais sobre este tema, consulte o nosso artigo sobre vantagens de ter uma cobertura de piscina.

A sombra gerada pela cobertura, no caso de piscinas exteriores, permite, ainda, uma menos evaporação da água, por via dos raios solares.

  • Informe-se sobre sistemas e reaproveitamento de água da chuva.

Este é um meio ecológico e racionalização de custos com a renovação da água na piscina.

Viu como economizar água na piscina é muito mais simples do que parece? Com estas pequenas dicas, simples de pôr em prática, não só pode contribuir para a poupança de água no pais, como vai ver diferenças na sua fatura de água.

Comentarios fechados