Os níveis típicos de desinfetante não são compatíveis com as algas da piscina. Em um dia ensolarado, as algas realizam fotossíntese e multiplicam-se rapidamente, fazendo do seu problema microscópico um do tamanho de uma piscina em pouco tempo. É fácil ignorar alguns pontos de manxas escuras junto às escadas, especialmente quando a piscina está sendo muito usada.
Mas se ignora as algas por muito tempo, vai acabar por gastar muito tempo e dinheiro para se livrar delas. Antes que esse desconforto viscoso se descontrole, retire as algas da piscina com um procedimento especial de limpeza profunda. Em seguida, certifique-se de que nunca mais voltam usando medidas de prevenção inteligentes.
Tipos de algas nas piscinas
A tonalidade exata da água pode não ser tão óbvia, além de estar turva, por isso pode ser difícil saber que tipo de algas é assumida pela piscina.
Para ter certeza de que tipo de algas estão na piscina, que determinarão como se livrar delas, olhe mais de perto para os pontos onde as algas estão começando a crescer.
- Algas verdes: O problema de algas mais comuns e fáceis de remover é o clorofilo, que obtém a sua cor a partir da clorofila. As algas verdes flutuam na água, tornando-a turva e dando-lhe uma tonalidade esverdeada. As algas verdes viscosas também aderem às paredes e ao chão da piscina. A má filtração e a falta de desinfeção adequada estimulam o crescimento das algas verdes.
- Algas amarelas: Se vir algo que se pareça com pólen ou areia num canto sombreado da sua piscina, provavelmente tem algas amarelas. Às vezes também é chamado de algas castanhas ou mostarda. É raro e não viscoso como algas verdes. É também resistente ao cloro, o que dificulta o tratamento.
- Algas pretas: tecnicamente são cianobactérias, não algas, este visitante desagradável faz a sua própria comida, por isso cresce e cresce. Além disso, as suas raízes são pregadas às superfícies, dificultando a remoção de algas pretas na piscina. Voltará a crescer rapidamente se o tratamento não for agressivo o suficiente para garantir que nenhuma das raízes fique pendurada.
Como retiro as algas da minha piscina rapidamente?
O melhor método para a limpeza da água é o mesmo para os três tipos de algas com uma exceção.
1. Aspire a piscina manualmente
Os produtos de limpeza automáticos ou robóticos não são adequados para a limpeza de algas. Idealmente, aspirar manualmente diretamente para os resíduos, sem passar pelo filtro e evitar a recirculação da água contaminada. Ao aspirar a sua piscina manualmente, preste especial atenção às áreas de algas.
2. Escove as paredes e o chão da sua piscina
Esfregar as algas das paredes permite que o desinfetante penetre mais profundamente nas algas restantes. Também remove o sedimento que limpou para que possa ser removido e filtrado.
Utilizando uma escova rígida de piscina, escove as paredes e o chão da piscina. Preste especial atenção aos cantos sombreados e áreas onde as algas são geralmente fortes. À medida que avança, a água ficará turva, obstruindo a sua visão, comece com esses pontos difíceis.
3. Testar e equilibrar a água
Use tiras de teste, equipamento digital ou equipamento líquido para testar a sua alcalinidade e pH. Equilibrar a química da água agora garante que o seu desinfetante é eficaz contra as algas. O pH alto ou a baixa alcalinidade inibem especialmente o impacto da piscina.
4. Choque atingido na sua piscina
Tipos de algas mais fortes requerem um tratamento mais agressivo, por isso, se a infeção for grave, precisará de mais choques, como quando a estação começar.
Mesmo que normalmente não use choque de cloro, para este fim, é melhor usar o choque hipoclorito de cálcio. Siga as instruções do fabricante para determinar a dose específica para o tamanho da piscina e, em seguida, multiplique-a por duas, três ou quatro, dependendo do tipo de algas que tem.
- Algas verdes: Choque x2
- Algas verdes amarelas ou escuras: Choque x3
- Algas pretas: Choque x4
Nunca se usa cloro estabilizado para um choque na piscina. Terminará com demasiado ácido ciano, que inibe o desinfetante e pode devolver algas, problema ainda pior.
Lembre-se de fazer o choque da piscina ao anoitecer ou à noite.Se fizer um choque durante o dia, o sol consumirá a maior parte do cloro antes de ter a oportunidade de matar as algas. E coloque o seu equipamento de limpeza na parte rasa enquanto bate na sua piscina para que as suas ferramentas também sejam desinfetadas.
5. Filtrar as algas da piscina
Quando o seu tratamento de choque mata as algas, a sua água ficará azul nublado (um azul-verde). Ligue continuamente o filtro durante um mínimo de oito horas até que a água seja limpa.
Pode adicionar um esclarecedor de água para acelerar o processo. Certifique-se de que necessita de encher o nível de água antes de ligar a bomba.
6. Experimente a água da piscina novamente
Pode utilizar os seus métodos habituais de teste ou levar uma amostra de água a um especialista local para análise. Tem de se certificar de que a química da água está equilibrada e que o seu nível de cloro volta ao estado normal antes de voltar a tomar banho.
7. Limpe o filtro da piscina
Limpe bem o filtro submergindo-o em ácido muriítico diluído ou simplesmente substitua-o para evitar a floração de outras algas.
Limpeza, desinfeção e outras medidas preventivas
Acompanhar o básico também irá percorrer um longo caminho na prevenção das algas.
- Mantenha a química da piscina equilibrada. A bomba deve funcionar durante 8 a 12 horas por dia.
- Antes de permitir que equipamentos de piscina, boias e brinquedos entrem na sua piscina, certifique-se de que os limpou completamente. Um limpa-lixívia ou uma solução de uma colher de sopa de lixívia para 5 litros de água não só as limpará, também os desinfetará.
- Assim como os acessórios de piscina podem introduzir algas, os fatos de banho também podem fazê-lo, especialmente se tiverem sido usados no mar. Não se esqueça de lavar, não apenas enxaguar, o seu fato de banho antes de usá-lo na piscina.
- Se a superfície da sua piscina de betão mais antiga precisa de ser reacendida, não espere. Superfícies rachadas são lugares perfeitos para esconder algas. Têm sombra e são quase impossíveis de limpar.