Consejos|

 

Como já é do nosso conhecimento, encontram-se disponíveis no mercado tiras de teste específicas para a água das piscinas, que são utilizadas para medir a alcalinidade da água. Com apenas alguns minutos do seu tempo, será possível verificar o estado da água da sua piscina e quais produtos químicos serão necessários adicionar, se for o caso.

O Que É Alcalinidade da Água?

O primeiro passo para facilitar a manutenção da sua piscina é compreender o que é a alcalinidade. A alcalinidade está associada à capacidade de neutralizar ácidos numa substância e é expressa em partes por milhão (ppm) de carbonato de cálcio (CaCO3).

Os valores considerados ótimos para a alcalinidade da água de uma piscina variam entre 125 e 150 ppm de carbonato de cálcio (por vezes, intervalos mais amplos são considerados). Por outro lado, o valor ideal de pH numa piscina deve ser ligeiramente básico, variando entre 7,2 e 7,6.

Alcalinidade É o Mesmo Que pH da Água?

A resposta é NÃO. Alcalinidade e pH não são a mesma coisa. A alcalinidade da água refere-se à concentração de carbonato de cálcio (CaCO3), enquanto a água com pH alcalino se refere a uma água com pH básico ou superior a 7.

No entanto, há uma colaboração estreita entre eles. Na verdade, a alcalinidade atua como reguladora dos níveis de pH da água. Assim, na manutenção da piscina, é importante enfatizar a alcalinidade da água, o que ajudará a mantê-la limpa e desinfetada.

O pH refere-se ao nível de acidez na água, enquanto a alcalinidade é a capacidade de uma solução neutralizar ou manter essa acidez. Isso fica claro ao fazer as verificações necessárias durante a manutenção da água das piscinas. Quanto maior a alcalinidade da água, mais difícil será alterar os níveis de pH desta.

A Importância do pH e Alcalinidade

Torna-se claro, então, que o pH também é extremamente importante. Torna a natação confortável para os nadadores, pois estes nunca sairão da piscina com os olhos vermelhos se estiverem nos níveis adequados. Além disso, pode ajudar a evitar que a água fique turva e a proteger os equipamentos de filtragem e a própria piscina contra danos.

Deve-se verificar ambos os níveis semanalmente para que todos os níveis estejam perfeitamente equilibrados. Se conseguirmos manter a água da nossa piscina nos níveis ideais, aumentaremos a longevidade do sistema de filtragem.

Alcalinidade e Sensibilidade ao pH

Devemos lembrar que o pH também é extremamente sensível. Mudanças de temperatura na água desequilibram-no rapidamente, tal como substâncias estranhas como chuva e resíduos orgânicos. É aí que a alcalinidade entra em cena.

Por isso, a alcalinidade é mais do que um nível de pH superior a 7. Quando adicionada separadamente, ela pode atuar como um amortecedor de pH. Para evitar que o pH seja excessivamente influenciado por fatores externos, os componentes alcalinos intervêm para estabilizar o equilíbrio. Adicionar alcalinidade à água da sua piscina é como adicionar uma armadura ao pH.

Produtos Químicos para Aumentar a Alcalinidade da Água

Existem várias opções de produtos químicos para aumentar a alcalinidade de piscinas no mercado, com diferentes preços. O que muitos desconhecem é que muitas marcas incluem apenas um ingrediente ativo nos seus aumentadores de alcalinidade: o bicarbonato de sódio.

 

E aqui está o segredo… bicarbonato de sódio! O bicarbonato de sódio é exatamente isso, bicarbonato de sódio. Todos nós temos esse ingrediente doméstico em casa. É incrivelmente econômico e funciona tão bem como qualquer outro aumentador de alcalinidade que possa comprar no mercado.

Alcalinidade: Bicarbonato de Sódio Quantidade de Bicarbonato de Sódio a Ser Usada

A quantidade de bicarbonato de sódio que você precisará medir para a sua piscina depende de quantos litros ela contém. Você sabe o tamanho da sua piscina, certo? Se não sabe, é importante descobrir imediatamente. (Sério, por muitas razões além da alcalinidade). Depois de saber quantos litros de água há na sua piscina, meça 600 gramas de bicarbonato de sódio para cada 37.000 litros de água.

Como Adicionar Bicarbonato de Sódio Corretamente à Sua Piscina

Dado que adicionar alcalinidade também afeta o pH, é necessário fazê-lo de forma inteligente.

Uma vez que tenha medido a quantidade de bicarbonato de sódio a ser adicionada à sua piscina, siga estas etapas:

1. Comece acrescentando entre 50% e 75% do total de forma inicial.

2. Distribua uniformemente por toda a água da piscina. Não se esqueça de usar óculos de proteção como medida preventiva, pois o bicarbonato de sódio também é um produto químico.

3. Ligue a bomba. Deixe-a a funcionar por pelo menos 6 horas seguidas para que o bicarbonato de sódio se dissolva corretamente com o movimento e possa ser distribuído uniformemente na água.

4. Verifique novamente os níveis de alcalinidade após o tempo decorrido. Somente se estiverem abaixo dos níveis ideais, adicione o restante do bicarbonato de sódio que mediu.

5. Use novamente as tiras reativas para verificar os níveis. Sempre é mais fácil adicionar alcalinidade do que a reduzir. Pronto, tarefa concluída!

Conclusão

Agora que sabemos que o bicarbonato de sódio é usado para aumentar a alcalinidade, o que também aumenta ligeiramente o pH, e o carbonato de sódio é usado para elevar o pH, o que, coincidentemente, também aumenta ligeiramente a alcalinidade.

Se o pH estiver baixo, use carbonato de sódio. Se a alcalinidade estiver baixa, use bicarbonato de sódio. Isso é um trabalho bem feito.

Agora que sabemos como usar esse químico comum para aumentar a alcalinidade, manter o pH e a alcalinidade total nos níveis perfeitos será fácil na manutenção. E ainda economizaremos, o que sempre é bem-vindo nos dias de hoje.

Comentarios fechados