As coberturas para piscina desempenham um papel fundamental na manutenção da limpeza e proteção da piscina ao longo de todo o ano. Embora necessitem de pouca manutenção, caso seja necessário limpar uma cobertura de piscina para mantê-la impecável, devemos considerar as seguintes orientações.
Tabela de Conteúdos
ToggleLimpeza com água
Seja uma cobertura alta, baixa, de meia-altura ou plana, é comum que estas se sujem com gotas de chuva, lama e poeira. Nesses casos, o método mais simples e económico para as deixar impecáveis é aplicar um jato de água continuado com uma mangueira. Geralmente, isso é suficiente para remover a sujidade superficial.
Evite esfregar com panos ou escovas
Contrariamente ao que possa parecer, não se deve utilizar panos ou escovas para tentar remover a sujidade, pois os resíduos de terra e sujidade aderidos podem causar riscos na superfície da cobertura. Por isso, como referido, um jato de água adequado costuma ser mais do que suficiente para a limpeza habitual da cobertura da piscina.
Utilize esponja e sabão para sujidade persistente
Se, após a limpeza com água, ainda restarem vestígios de lama, excrementos de pássaros, resina, etc., podemos tratar essas áreas com uma esponja macia embebida em água e sabão até a sujidade se desfazer.
Manutenção do interior da cobertura
As condições no interior da cobertura da piscina diferem significativamente das do exterior, requerendo cuidados específicos. Nestes casos, a sujidade geralmente é causada por nevoeiro ou pequenas partículas que se acumulam devido ao vapor de água. Como não encontraremos elementos como areia ou resíduos de plantas, é suficiente limpar a superfície duas ou três vezes por ano com um produto específico para vidro (no caso de coberturas de piscina em vidro) ou simplesmente água (para coberturas em policarbonato), a fim de preservar a camada de proteção ultravioleta. Com este cuidado, a cobertura parecerá revitalizada com pouco esforço.