Se você está cansado da rotina física e começa a senti-la repetitiva, não pode perder esses exercícios. Neste post, falaremos sobre 8 exercícios que você precisa incluir no seu plano de treinamento na piscina. E a melhor parte é que você pode desfrutar desses benefícios durante todo o ano, graças à instalação de uma cobertura baixa para piscina. Vamos começar!
Quais são os benefícios de fazer exercícios na piscina?
A água oferece maior resistência do que o ar, tornando o exercício na piscina um desafio maior para o seu corpo. No começo, você perceberá que a dificuldade é notável, mas com o tempo, desenvolverá uma resistência muscular incrível. Além disso, é uma alternativa aos exercícios de academia ou rotinas físicas convencionais.
Outro benefício de fazer exercícios na água é que há um risco muito menor de lesões musculares e articulares. De fato, muitas vezes é recomendado nadar ou movimentar a parte afetada sob a água em caso de lesões nas costas ou torções no tornozelo, por exemplo.
Quais equipamentos são necessários?
Se você se inscrever em um curso na própria piscina, todo o equipamento necessário será fornecido. No entanto, você deve levar consigo algumas coisas, como uma toalha, chinelos, óculos de mergulho, entre outros.
Se você planeja fazer exercícios por conta própria, é melhor comprar o equipamento necessário. Algumas piscinas podem oferecer equipamento, mas não é o caso de todas. Portanto, recomendamos que você adquira o material necessário de acordo com os exercícios que planeja fazer.

Exercícios para fazer na piscina
A seguir, apresentamos uma série de exercícios que recomendamos que você inclua em sua rotina. O número de repetições, séries e a ordem dos exercícios dependem de suas preferências.
- Caminhada na água
Caminhar dentro da piscina é um excelente exercício, especialmente recomendado em caso de lesões no tornozelo ou joelho. Como mencionamos anteriormente, a água oferece mais resistência do que o ar, tornando até mesmo a caminhada um desafio.
Você pode aumentar a dificuldade deste exercício adicionando peso enquanto caminha.
- Elevações de braço
Os exercícios de elevação de braço são excelentes para fortalecer os músculos. Você pode realizar exercícios para bíceps, antebraço e ombro. A técnica é semelhante à utilizada com halteres, mas, neste caso, você está empurrando a água da piscina.
- Elevações laterais
As elevações laterais trabalham principalmente os ombros. A técnica é semelhante à elevação lateral tradicional com halteres, mas, novamente, você estará movendo a água em vez de levantar o peso.
- Agachamento subaquático com salto
Este exercício é semelhante a um agachamento tradicional, mas você começa debaixo d’água e deve saltar o mais alto possível. Pode parecer simples, mas após 5 a 8 minutos, você sentirá mais cansaço e, com o tempo, poderá até superar sua altura de salto.
- Pulos tesoura
Outro exercício recomendado na piscina são os pulos tesoura ou jumping jacks. A técnica é a mesma que fora da água, mas dentro dela você desenvolverá uma resistência muito maior, fortalecendo seus músculos ao mesmo tempo.
- Chute subaquático
Este exercício dinâmico ajuda a aumentar significativamente a força explosiva das pernas. A técnica envolve ficar em pé na piscina (onde você pode tocar o chão), dobrar uma perna em direção ao peito e, em seguida, empurrar rapidamente para a frente com ela.
- Elevação dos joelhos
Este exercício é altamente recomendado, especialmente como um alongamento. A dinâmica é a mesma que fora da água: fique em pé e levante um joelho até que ele esteja a 90 graus em relação ao tronco, abaixe o joelho e repita com o outro.
- Passo subaquático
O passo subaquático é uma excelente opção para tonificar os músculos das pernas. Consiste em dar passos, apoiando a perna da frente de modo que o joelho fique a 90 graus em relação ao chão, e repetir o processo com a outra perna.
Conclusão
Os exercícios na piscina são uma das melhores maneiras de fortalecer seus músculos e dar uma revigorada na sua rotina. Além disso, eles ajudam significativamente na prevenção de lesões ou até mesmo no processo de recuperação das mesmas.
Portanto, encorajamos você a incluir alguns desses exercícios em sua rotina, e se você gostar, pode até dedicar um dia inteiro apenas para treinar na piscina.