Consejos|

Antes de se deixar levar pelo desespero ao perceber que as algas tornaram a sua piscina de água salgada verde, é hora de agir. Contudo, não há motivo para alarme. Prevenir o desenvolvimento de algas na sua piscina de água salgada não é tão assustador quanto parece, desde que aja de forma eficaz.

Não espere. Estas algas podem proliferar rapidamente, tornando-as ainda mais difíceis de eliminar. Seguindo alguns passos simples, aplicando um pouco de esforço e fazendo um bom uso de alguns produtos químicos e equipamentos, pode erradicar essa floração de algas e impedir que elas voltem.

O que fez a sua piscina de água salgada ficar verde?

Um dia, a sua piscina estava cristalina. De repente, parece… diferente. O que antes era um espaço brilhante agora está turvo, verde, amarelo-claro ou até mesmo negro. Parece um pesadelo lodoso. O que aconteceu e como essa sujeira foi parar na sua piscina?

As algas têm origens surpreendentes. Na verdade, os nadadores podem trazer esporos de algas em seus fatos de banho de outros locais onde nadaram. Esses esporos também podem ficar nos coletes de natação e até mesmo nos equipamentos de limpeza da piscina. Já notou manchas viscosas nos flutuadores? Elas podem ser o início da próxima proliferação de algas.

Tipos de algas

Antes de poder tratá-las eficazmente, é necessário conhecer os diferentes tipos de algas. Se não as tratar de forma suficientemente agressiva, corre o risco de ver uma colónia de algas a expandir-se rapidamente. Certamente, não é isso que deseja.

Alga Verde

O clorofito é uma cianobactéria que adquire a sua cor verde a partir da clorofila, o composto que dá a tonalidade verde a todas as plantas. As algas verdes proliferam de várias formas, todas derivadas de um clorofito. O resultado é um problema que se multiplica rapidamente na sua piscina, especialmente quando não há cloro livre suficiente na água. A sua piscina pode passar de levemente turva para uma tonalidade verde-azeitona em apenas um dia.

Algas Amarelas

Comumente conhecidas como algas mostarda, você saberá que tem algas amarelas se observar algo semelhante a pólen ou areia acumulada nos cantos e no fundo da piscina.

Algas Pretas

Este é outro tipo de cianobactéria, mas esta versão preta não é uma alga verdadeira. Ela aparece como pontos pretos ao longo de superfícies ásperas dentro da piscina. Embora possa parecer inofensiva no início, não se deixe enganar. As chamadas algas negras entranham as suas raízes nas paredes da piscina, tornando-as incrivelmente resistentes ao cloro.

Lodo Rosa

Pode não perceber que o lodo cor-de-rosa que se acumula ao redor dos componentes da sua piscina não é realmente algas, mas sim uma bactéria. Ninguém quer nadar numa sopa de bactérias, então, assim que notar um acúmulo de lodo rosa, é crucial agir rapidamente para tratá-lo.

Cloração de água salgada

Se é novo na manutenção de uma piscina de água salgada, pode não saber que a água é, na verdade, clorada. Idealmente, ela possui a mesma quantidade de cloro livre que qualquer outra piscina convencional. A diferença está na forma como o desinfetante é administrado à água da piscina.

Com um sistema de água salgada, o sal é adicionado à piscina em vez de cloro. Seu clorador de sal mede o processo de eletrólise, no qual o sal é convertido em ácido hipocloroso (HClO) e hipoclorito de sódio (NaClO), o composto comumente conhecido como cloro. É algo mais técnico para se explicar, mas este não é o lugar para isso.

Como o processo de eletrólise ocorre quando a água salgada passa pelo clorador, o cloro é adicionado lentamente e continuamente ao longo do dia, enquanto a sua bomba está funcionando. O clorador nunca fornecerá uma dose elevada de cloro puro à piscina de uma só vez, garantindo que a água seja mais suave para a pele, cabelo e olhos dos banhistas.

A desvantagem é que isso também pode facilitar o crescimento das algas se a química da piscina não estiver equilibrada, mesmo que seja ligeiramente. Como o cloro evapora facilmente com a luz solar direta, é melhor purificar a água durante as horas de maior exposição solar.

Super Cloração

A maioria dos cloradores de água salgada têm a opção de aumentar a produção de cloro para 100% durante 24 horas. Ao fazer isso, você aumenta imediatamente a produção de cloro, elevando imediatamente a concentração de cloro livre na água da sua piscina.

Este modo foi concebido para ser utilizado quando a piscina experimenta muitos banhistas (muitos utilizadores), quando a chuva aumenta o volume de água (se não tiver uma cobertura de piscina instalada), após ter adicionado mais água após a evaporação ou quando a água parece um pouco turva. Você também deve aplicar o excesso de cloro semanalmente para remover cloraminas e contaminantes introduzidos pelos banhistas.

No entanto, tudo isso pode não ser suficiente para resolver problemas de algas. Você precisará esfregar e fazer uma super cloração adicional.

Como remover as algas permanentemente numa piscina de água salgada?

Para remover as algas permanentemente, aqui estão os passos a seguir, resumidos:

1. Escove as paredes e o chão da sua piscina.

2. Aspire manualmente o fundo da piscina.

3. Reavalie a água e meça o pH.

4. Faça uma super cloração.

5. Ligue o filtro para enxaguar a água.

6. Reavalie a água e meça o pH.

7. Limpe o filtro da piscina.

Mantenha-se atento, pois é melhor prevenir o problema antes que ele ocorra.

Limpeza, desinfeção e outras medidas preventivas

Seguir o básico também é fundamental para prevenir o crescimento de algas.

1. Mantenha a química da piscina equilibrada. A bomba deve funcionar de 8 a 12 horas por dia.

2. Antes de permitir que equipamentos de piscina, boias e brinquedos entrem na sua piscina, certifique-se de limpá-los completamente. Uma solução de lixívia ou uma colher de sopa de lixívia para 5 litros de água não apenas os limpará, mas também os desinfetará.

3. Assim como os acessórios de piscina podem introduzir algas, os trajes de banho também podem fazê-lo, especialmente se tiverem sido usados no mar. Não se esqueça de lavar, não apenas enxaguar, o seu traje de banho antes de usá-lo na piscina.

4. Se a superfície da sua piscina de betão mais antiga precisa de ser reacendida, não espere. Superfícies rachadas são locais perfeitos para esconder algas. Elas proporcionam sombra e são quase impossíveis de limpar.

Comentarios fechados