Actualidad|

A evaporação é um processo físico que afeta sempre a água, quaisquer que sejam as condições. É por isso que não devemos ficar surpreendidos se o nível da água na nossa piscina baixar um pouco, uma vez que ela sofrerá de evaporação. Os fatores que influenciam a evaporação da água na piscina dependem da área em que se vive em Portugal. Podemos distinguir entre 3 áreas principais, o norte, o centro e o sul, tendo em conta que os fatores que tem influencia são os seguintes:

  • As condições climáticas da localidade.
  • As horas de sol que a piscina pode ter por dia.
  • A piscina média e a sua profundidade.

Ocasionalmente, calcular a evaporação da água na nossa piscina pode ser vantajoso, pois desta forma podemos descobrir se temos alguma fuga ou perda de água ou se, pelo contrário, tudo está a funcionar corretamente e estamos simplesmente a lidar com a evaporação natural da água nas piscinas, na Tecnyvan vamos olhar para uma delas que está ao alcance de todos e será capaz de diagnosticar a evaporação da sua piscina.

Calcular a evaporaçao da água de uma piscina

As etapas para a realização deste teste são as seguintes. Tenha em mente que se chover ou se for um dia ventoso terá de repetir o teste.

  1. Encher a piscina até ao seu nível normal.
  2. Encher um balde de 20 litros com água da piscina.
  3. Colocar o balde no primeiro ou segundo degrau da piscina (de preferencia no segundo degrau, sem imersão).
  4. Marcar o nível da água do balde com fita isolante no interior do balde.
  5. Desligar a bomba e marcar o nível da água da piscina exterior do balde.
  6. Retomar o funcionamento normal da bomba. Certifique-se de que o enchimento automático da piscina esta desligado durante o teste.
  7. Após 24 horas, verificar os níveis. As marcas no interior e no exterior do balde devem cair na mesma proporção, caso contrario pode haver uma fuga.

Para saber quantos litros de água estamos a perder por dia, é muito simples. Vejamos em exemplo com dados para uma piscina de 10×5 metros e vamos assumir que o nível da piscina desceu 2,85 cm numa semana. O volume de água que temos seria (largura x altura x profundidade) de 1425 litros. Tenha em mente que um decímetro cúbico de água é um litro de água. Num dia, perdemos cerca de 204 litros de água.

Neste ponto, é de notar que a evaporação natural nos fará perder entre 2,5 e 3,75 cm de água por semana. Assim que notarmos que estes parâmetros variam, é então que podemos decidir realizar os testes relevantes. Se descobrirmos que há uma fuga, será tempo de chamar um profissional para encontrar o ponto exato e corrigi-lo. Se, por outro lado, tudo continuar a seguir o seu curso natural, então podemos simplesmente continuar a desfrutar da nossa piscina como antes.

Lembre-se que a evaporação da água da piscina afeta os níveis de pH, deve estar sempre atento a isto e manter o equilíbrio químico da água.

Comentarios fechados