Esta questão é mais comum do que se possa pensar. Há muitas pessoas que se perguntam essa questão, mas temos de responder que não, elas apenas aquecem o suficiente e o aconselhável.
Não tem de se preocupar em entrar na piscina e encontrar a água tao quente que seja como uma sauna ou tao quente que seja desconfortável ou irritante. Nada do género. De facto, o trabalho da cobertura é aquecer a água de uma forma equilibrada, sem produzir efeitos negativos e alcançando exatamente o nível de temperatura que é agradável. É por isso que as coberturas são cada vez mais procuradas como sistema de aquecimento de água da piscina.
PISCINA PARA MAIS MESES DO ANO
A aplicação de um método de aquecimento na piscina, tal como a utilização de coberturas, significa não ter de abandonar a utilização da piscina depois do verão e, ou mesmo tempo, poder começar a utilizá-la um pouco mais cedo. Pode ter esse tempo de natação extra é um prazer que é difícil resistir.
Alem disso, deve ser tido em conta que o processo de aquecimento da piscina é realizado de uma forma completamente natural. Por detrás da utilização da cobertura não a nenhum tipo de componente elétrico ou qualquer outro elemento que resulte numa despesa económica devido á sua utilização.
Tudo é natural e é produzido de forma tao simples como a acumulação de calor emitidos pelos raios solares em contacto com a cobertura. Isto cria um microclima dentro da piscina que provoca o aquecimento da água. Produz um aumento dos graus de temperatura a que a água esta, podendo aumentar mesmo entre 4 e 6 graus.
Se tivermos em conta que uma piscina exterior no verão está geralmente a uma temperatura entre 22 e 24 graus, podemos ver que, graças á cobertura, pode mesmo aumentar perto de 28 graus. O efeito disto, na prática, é poder tomar banho de uma forma mais confortável, evitar aqueles momentos de tensão ao entrar na água porque está demasiado frio e ter a oportunidade de partilhar o banho na piscina com pessoas de todas as idades que irão gostar mais da experiencia.
Se tiver dúvidas sobre qual cobertura escolher, pode contactar-nos o ler alguns artigos interessantes sobre as nossas coberturas.
VANTAGENS EM RELAÇAO A OUTROS SISTEMAS
Outra questão colocada é se a cobertura da piscina aquece melhor do que outras soluções para este processo. E a realidade é que sim, oferecem um sistema que é superior por muitas razoes diferentes. Por exemplo, quando comparamos com a instalação de painéis solares, existe uma vantagem essencial: a temperatura vai ser oferecida constantemente, não importa se um dia estiver nublado. A cobertura não depende de receber constantemente os raios solares numa base diária, cria ativamente essa mudança na temperatura para que o efeito dure ou longo do tempo. Ou contrário disto, os painéis solares são escravos de ter um período de tempo com temperaturas elevadas e dias de sol.
Outras opções são aquecedoras elétricos, bombas de calor ou permutadores de calor. O problema com estes sistemas é que, como dissemos anteriormente, eles vão depender da utilização do consumo de eletricidade. E, utilizando estas opções numa piscina onde não foi instalada uma cobertura, o que ira acontecer é que a conta de eletricidade ira subir escandalosamente. No final, será necessário instalar uma cobertura e o investimento acabara por ser muito elevado.
Num outro artigo de Tecnyvan, dissemos-lhe como aquecer uma piscina com sistemas diferentes.
A única desvantagem das coberturas é que não permitem selecionar digitalmente os graus a que a temperatura se encontra. Mas esta sempre dentro de uma gama normalizada na qual é recomendado ter a água das piscinas, por isso, entre esse pequeno pormenor e poder ter a água aquecida sem pagar absolutamente nada, não há dúvida qual é a melhor opção das duas.