News|

Consegue imaginar-se a desfrutar de um banho sempre que desejar ou a usufruir de todos os benefícios da natação sem sair de casa, em qualquer altura do ano? Não é necessário recorrer a muita imaginação, pois é algo perfeitamente alcançável. Na Tecnyvan, elucidamos sobre como aquecer uma piscina para usufruir dela durante todo o ano.

Passos para aquecer uma piscina

A tarefa de aquecer uma piscina interior difere daquela de um sistema de climatização para uma piscina exterior. Num país como o nosso, com variações tão acentuadas de temperatura conforme as estações, o primeiro passo para aquecer uma piscina e poupar a longo prazo é a instalação de uma cobertura para piscina.

Idealmente, deve-se optar por uma cobertura alta, que ajude a manter a temperatura da água ideal por mais tempo e crie um ambiente acolhedor ao seu redor, convidando verdadeiramente ao banho.

 

O próximo passo consiste na escolha do sistema de aquecimento mais adequado para a nossa piscina. As principais opções incluem:

Bomba de calor: Esta tecnologia recolhe o calor do ar para aquecer a água da piscina. É um sistema simples e eficaz, mas funciona melhor quando a temperatura ambiente é superior a 5 ou 10ºC.

Aquecedores elétricos: Estes aquecedores aquecem a água rapidamente e em qualquer circunstância, mas consomem bastante eletricidade. Por essa razão, são ideais para piscinas de menor dimensão, sendo uma opção dispendiosa para piscinas maiores.

Painéis solares: Estes aproveitam os raios solares para gerar energia e aquecer a piscina. Constituem uma das opções mais ecológicas e económicas a longo prazo, embora dependam diretamente da incidência solar e das horas do dia.

Por fim, recomendamos a instalação de um sistema de desumidificação, que aumenta o conforto debaixo da cobertura da piscina e combate o desenvolvimento de fungos que, frequentemente, surgem devido à humidade.

A escolha da combinação mais adequada de sistema de aquecimento e desumidificação dependerá sempre do tipo de piscina e do investimento que estamos dispostos a fazer.

 

Comentarios fechados