Consejos|

Cobrir uma piscina no Inverno é essencial e vamos a explicar porquê. A forma como mantém a sua piscina durante os meses de Outono e Inverno será essencial para que ela chegue aos meses mais quentes nas melhores condições possíveis; uma cobertura da piscina pode sem dúvida fazer a diferença a este propósito.

Nem sempre é fácil manter uma piscina em condições, especialmente considerando que quando não está a ser utilizada, aspetos simples como a limpeza e a temperatura da água tendem a ser descuidados. As coberturas de piscina são uma opção perfeita no Inverno para manter a sua piscina intacta, e permitem-lhe mesmo desfrutá-la nos meses mais frios do ano.

Dicas para cobrir uma piscina no Inverno

Cobertura para piscina Inverno
Cobertura para piscina

As temperaturas muito baixas podem afetar o estado da piscina e podem fazer com que esta não se encontre nas melhores condições para o Verão seguinte, as coberturas da piscina irão certamente ajudar a lutar contra a geada, a chuva e os ventos fortes.

A grande questão que as pessoas que mantêm uma piscina se perguntam é se devem esvaziar a água ou deixa-la para o Verão seguinte para ser mantida e purificada. A verdade é que não altera o estado da piscina, a manutenção vai a ser igualmente cara: se esvaziar a piscina terá de a encher novamente no Verão depois de limpar a superfície e se não a esvaziou terá de purificar a água e sujeitá-la a um tratamento sanitário. Siga as nossas 7 dicas para ter a sua piscina pronta para o Verão.

A única coisa que é recomendada em cada caso é cobrir a piscina no Inverno durante os meses em que não está a ser utilizada, isto evitará que a superfície fique suja e que a água se encha de partículas vindas do exterior. Uma cobertura da piscina também lhe permitirá manter uma temperatura relativamente estável e evitará que a água congele, assim como retardar a decomposição da água caso decida mante-la cheia durante a estação seguinte.

As melhores opções para cobrir uma piscina no Inverno

Como cobrir uma piscina no inverno
Cobertura Teide Max – Tecnyvan

Se decidir manter a água de um ano para o outro, é essencial que a mantenha a uma temperatura relativamente estável sem que congele com as geadas, se for esse o caso. No Inverno, as coberturas das piscinas destinam-se a manter a temperatura da água tao alta quanto possível, é altamente recomendável utilizar pelo menos lonas térmicas, no Inverno não será suficiente uma simples lona para proteger a água de substâncias externas.  

Outra opção que pode considerar para manter a sua piscina no Inverno é utilizar uma cobertura PVC, seja alta ou baixa. Estas coberturas ajudarão a manter a temperatura da água não demasiado baixa, e pode mesmo mantê-la relativamente quente, adicionando uma lona térmica por cima.

Em piscinas de maior dimensão pode considerar a opção de instalar coberturas altas que lhe permitam utilizar a piscina como uma piscina climatizada, deve ter em conta que nestas situações é essencial que tenha uma bomba de calor e aquecimento interno. No melhor dos casos, pode passar sem aquecimento se viver numa zona com temperaturas moderadas no Inverno.

Estes tipos de coberturas climatizadas são bastante custosos e a sua instalação é complexa, já que tem de ser instalada por um profissional. Estas características tornam difícil montar e desmontar este sistema anualmente, embora em zonas com um Inverno muito húmido ou com temperaturas frias possa ser muito útil manter esta cobertura alta aquecida durante todo o ano.

Manter a piscina em funcionamento durante o Inverno

Uma piscina não requer a mesma manutenção no Verão que no Inverno, para garantir o seu estado ideal é necessário cobri-la com o tipo de cobertura que melhor se adapte aos seus gostos e necessidades. Se decidir não utilizar a piscina, pode utilizar uma cobertura térmica para ajudar a manter a temperatura da água acima do congelamento, se a temperatura for muito baixa.

Há pessoas que decidem utilizar a piscina nos meses mais frios como uma piscina aquecida, para o conseguir normalmente utilizam coberturas altas que reúnem materiais como madeira, vidro, policarbonato, alumínio… Esta cobertura permitirá que a temperatura no interior da piscina seja muito mais elevada do que no exterior e que a água seja quente.

A manutenção de piscina com cobertura tem algumas diferenças em comparação com as piscinas exteriores. Em primeiro lugar, é essencial que a estação de tratamento de água funcione a um ritmo mais lento do que oque funcionaria num mês normal de Verão. Todas as estações de tratamento de água têm uma função chamada “winterisation” que otimiza a qualidade da água com verificações pelo menos uma vez por mês, tendo em conta que será utilizada menos do que uma piscina ao ar livre no Verão.

Em caso algum é recomendado deixar a piscina descoberta no Outono, e especialmente nos meses de Inverno. A superfície das piscinas é muito sensível às mudanças de temperaturas; um congelamento na água poderia danificar totalmente a pintura ou o sistema de circulação da água. Além disso, se decidir poupar a água para purificar no início da nova estação, verificará que houve uma enorme acumulação de sujidade (folhas, ramos, insetos, penas, lama, etc.).

Outra recomendação muito útil para manter uma piscina no Inverno é reduzir ao mínimo possível o seu funcionamento, afinal, quase ninguém utiliza uma piscina diariamente nestes meses mais frios do ano. Menos utilização da piscina significa menos gastos em equipamentos de limpeza, menos acumulação de resíduos externos e menos produtos químicos são necessários no processo de purificação da água.

É essencial que tome o máximo cuidado com a sua piscina no Inverno para que esteja em condições ótimas para a nova estação do Verão.

Portanto, não se esqueça de proteger a sua piscina com a cobertura que melhor se adapta ao seu jardim.

Comentarios fechados