Consejos|

Se tiver uma piscina de construção ou uma área de jardim, sabe que os mosquitos na piscina ou no jardim são visitantes auto-convidados para a festa, e não são bem-vindos.

Na Tecnyvan contamos-lhe porque é que as piscinas e áreas ajardinadas ou plantadas são ideais para a propagação de mosquitos e como podemos eliminar e prevenir o seu aparecimento.

Por que tenho mosquitos na piscina ou no jardim?

Os mosquitos são uma praga desta época porque adoram as altas temperaturas, a umidade (que pode aumentar com as chuvas abundantes da primavera ou as chuvas repentinas de verão), e a proximidade com animais e pessoas das quais extrair a matéria-prima necessária para o desenvolvimento dos ovos, o sangue.

As piscinas e jardins, porque combinam estas 3 variáveis, são um local ideal para a propagação de mosquitos e se, alem do fato de estas áreas terem vegetação para se refugiarem à noite e luzes que os possam atrair, então é um local de reprodução para os mosquitos.

Existem quatro fases da vida do mosquito, e três delas ocorrem inteiramente na água, pelo que as piscinas e outras superfícies que podem facilitar a acumulação de água são o seu lugar preferido.

Tudo começa quando as fêmeas mosquitos põem os seus ovos nas paredes ou superfícies de área húmidas, tais como piscinas, baldes, etc., e as larvas ficam presas e podem sobreviver por até 8 meses até que as condições sejam adequadas para eclodirem quando a água chega.

Quando a água cobre os ovos (seja devido à chuva ou não), demora cerca de 7 dias para que os ovos eclodam e as larvas emerjam. Este processo só pode ocorrer em água sem movimento, ou seja, água estagnada.

As larvas vivem e desenvolvem-se no ambiente aquático até se tornarem pupas, das quais emerge rapidamente o mosquito adulto.

Depois disto, os mosquitos vão-se embora, mas geralmente não muito longe, e a festa começa. Ainda bem que só as fêmeas é que mordem.

Combate e prevenção de mosquitos na piscina e no jardim

Mosquitos na piscina
Mosquitos na piscina

Agora que conhecemos as preferências dos mosquitos e o seu ciclo de vida depende da água estagnada, aqui estão algumas dicas sobre como expulsar os mosquitos dos seus domínios de piscina e jardim:

Evitar áreas com água estagnada

A água estagnada é um terreno de reprodução para mosquitos, é importante eliminar as poças que se podem formar quando chove. Se tiver uma piscina removível, é aconselhável armazena-la e se for uma piscina construída, considere não remover a água (para que as poças não se formem quando chove), mas tratar ou purificar a água para evitar que os mosquitos fiquem confortáveis. O movimento da água vai torna-los desconfortáveis. Pode levar duas semanas desde o ovo até ao mosquito adulto, mas lembre-se que os ovos podem sobreviver durante meses.

Instalar uma cobertura de piscina

Quando a piscina não estiver a ser utilizada, é importante cobri-la o melhor possível para evitar que os mosquitos ponham ovos. Deve também ter em conta a remoção das poças que podem ocorrer em cima das coberturas, de plástico ou insufláveis, já que os mosquitos podem não entrar na piscina, mas podem prosperar nestas acumulações de água.

Outra opção é instalar uma cobertura para piscina, se necessitar de mais informação, contacte-nos e recomendaremos a melhor opção. Somos fabricantes e cada projeto é personalizado e o melhor preço.

Cuidar a área do jardim e dos seus arredores

Os mosquitos gostam de áreas húmidas e se encontrarem acumulações de folhas húmidas, erva alta húmida, plantas… ficarão muitos felizes. É necessário cuidar destes espaços para que a água evapore, evitando assim a postura de ovos. Podemos também reduzir os locais onde eles se refugiam.

Tratar a água

Quer durante a época balnear, quer se mantenha a água na piscina, é importante utilizar cloro como desinfetante e utilizar o purificador para evitar que os mosquitos nidifiquem ali.

Comentarios fechados